Em uma homenagem à criação da Lei Maria da Penha, a Secretaria da Mulher, do Governo do Estado de Pernambuco, em parceria com Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Ministério Público (MPPE), lançaram o livro Das Lutas à Lei: uma contribuição das mulheres à erradicação da violência. Nené esteve presente no evento que aconteceu no Palácio da Justiça. Suas obras foram escolhidas para ilustrar a publicação (clique aqui para baixar).
O evento marcou o aniversário de seis anos da implementação da Lei Federal nº 11.340, mais conhecida como a Lei Maria da Penha. Na ocasião, foi assinado pelo governador o decreto criando a Câmara Técnica para Enfrentamento da Violência Contra a Mulher no Pacto pela Vida.
Estiveram presentes à solenidade o governador do Estado de Pernambuco, Eduardo Campos, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Jovaldo Nunes, o Procurador Geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e a Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque.
Para Cristina Buarque, o livro é o reconhecimento da capacidade que a Lei Maria da Penha tem de promover ações integradas entres os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e criar uma rede de assistência e proteção a mulheres em situação de violência. “Com o livro, pretendemos mudar mentalidades e transformar as culturas. Caminhamos em seis anos em passos muito largos. Em agosto de 2006, não tinha juizado, nem defensoria e nem abrigo, apenas a dor de não ter nada. Hoje, a situação é bem diferente”, comentou.
Abaixo, algumas fotos do evento:
Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de Pernambuco.